sexta-feira, 21 de maio de 2010

“Café e Cinema no Centro” exibe “O Menino do Pijama Listrado” nesta quinta-feira


O projeto “Café e Cinema no Centro”, da Secretaria de Educação (SE), realiza, nesta quinta-feira, 20, às 18h30, a exibição do filme “O Menino do Pijama Listrado”. Este é o terceiro encontro do programa, que promove exibições de filmes seguidas de debate. A discussão sobre o filme desta quinta-feira será mediada pelo professor doutor Jader Janer Moreira Lopes. O encontro acontece no Centro de Formação do Professor (CFP), localizado na Avenida Getúlio Vargas 200, Centro.

O objetivo da atividade é propor um debate sobre a reflexão e a compreensão das lógicas infantis, a partir da história do personagem do filme “O Menino do Pijama Listrado”, Bruno. O menino de nove anos mora em Berlim com a família e sabe muito pouco da vida que acontece fora de sua casa e da escola. Ele descobre que terá que se mudar da cidade, por conta do emprego do pai. Com o passar do tempo, Bruno vai se adaptando à nova situação e descobrindo mais sobre a sua família, sobre a Alemanha e os vizinhos que moram do outro lado da cerca. Explorando as redondezas, Bruno faz amizade com um garoto que sempre veste um curioso pijama listrado. Essa amizade mudará a vida de ambos.

O mediador do encontro, o professor e doutor em Educação, Jader Janer, irá debater o filme baseado em seu livro “O jeito de que nós crianças pensamos sobre certas coisas”. O livro, que estará disponível no encontro, tem a intenção de criar uma reflexão, a partir de várias pesquisas de autores da área, sobre o olhar que as crianças têm do mundo, dialogando com as lógicas infantis.

O projeto “Café e Cinema no Centro” é uma iniciativa do Departamento de Políticas de Formação (DPF), da SE, e tem como objetivo promover encontros que possibilitem às pessoas saírem da rotina e terem uma forma prazerosa e informal de discutir temáticas que se relacionam à educação, à sociedade e às diferentes manifestações culturais. O “Café e Cinema no Centro” tem programação mensal de exibição de filmes junto a debates com autores e teóricos das diversas áreas do conhecimento, levando a um bom bate papo com os participantes, regado a xícaras de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário