segunda-feira, 3 de maio de 2010

CINE EXCELSIOR: NÃO PODEMOS PERDER ESTA BELA SALA DE EXIBIÇÃO


O Cine Excelsior ''foi'' um antigo cinema de Juiz de Fora, inaugurado em 1958. Era considerado uma das melhores salas de cinema do Brasil, até a década de 1990. Sua sala possuia 21 caixas de som, leve inclinação das poltronas, ar condicionado central, projetor cinematográfico de alta fidelidade, teto em estilo art Noveau, 1250 poltronas confortáveis e iluminação a néon.
Esse cinema exibiu seu último filme em 1994, quando foi desativado, e assim permanece até hoje, com o anúncio "fechado para reforma". O cinema pertenceu à Companhia Franco-Brasileira desde a década de 1970. Em 2009, foi vendido a um empresário local, e seu destino, apesar dos diversos projetos de restauração existentes, é incerto.


FOI NO EXCELSIOR QUE ASSISTÍ A MEU PRIMEIRO FILME NA VIDA


Corri os anos 60. Não sei precisar o ano. Talvez tenha sido 1967 ou 1968. Eu tinha meus 7 ou 8 anos e fazia meu primário no Grupo Central. E aí veio a Semana da Criança. Como presente, a direção da escola nos deu uma ida ao cinema. E a sala era a do Excelsior. Meu Deus, que maravilha o momento em que adentrei àquela sala... Até então, eu não sabia o que era cinema, nunca tinha ouvido falar, nunca tinha visto... Naquele momento, nasceu minha paixão pela Sétima Arte. Antes do início da exibição (o filme era com o comediante americano Jerry Lewis), fiquei observando o teto daquela suntuosa sala. Cores verdes e roxas, se misturando a outras, em neóns que me impressionaram profudamente. E quando uma musiquinha foi tocada e a sala ficou às escuras, me sentí mergulhando em outra dimensão. Um espetáculo antes do espetáculo. No início dos anos 90, quando assistí a Cinema Paradiso, vi-me na pele do personagem Totó, garoto apaixonado por filmes e por uma sala de cinema. E foi depois daquela minha ida ao Cine Excelsior, que me apaixonei profundamente pelo cinema. Inclusive, gostaria de ao longo das nossas postagens, ir contando a minha relação com o cinema na infância, adolescência e fase adulta.

Hoje, quando passo pela Avenida Rio Branco e vejo o Cine Excelsior fechado e com certeza que todo destruído, sinto um aperto grande no peito. A Sala continua de pé, a fachada, a entrada, tudo, mas me instigo sempre a querer ver como estão as coisas lá dentro... Imagino um projetor empoeirado, pedaços de filmes espalhados pela sala de projeção, poltronas amontoadas pelos cantos da sala ou então nenhuma poltrona no local... Mas através deste blog, que pretende mostrar o nosso Cinema, as nossas Salas de exibição, nossas produções, histórias cinematográficas e etc... é que vamos ''moralizar'' nossas incurssões à Sétima Arte... Gostaria também que os nossos leitores mandassem suas experiências com o nosso cinema, com a história da nossa cinematografia. Grande abraço a todos e até a próxima...



Um comentário:

  1. E infelizmente após quase 18 anos fechado o nosso querido e memorável Cine Excelsior chega ao fim.... O local já está sendo transformado em um estacionamento . Onde está a cultura ??? Destruir covardemente um patrimonio cultural da cidade que a cada dia perde mais como foi o caso da capela do colégio stella matutina. E devemos assistir a tudo isso de braços cruzados? Infelizmente o povo brasileiro não são como os europeus que valorizam a extrema importancia da cultura.

    ResponderExcluir