terça-feira, 4 de maio de 2010

REGISTRO - PARA POSSÍVEIS PESQUISAS - PRIMEIRO PLANO 2009 - DEU NO ZINE

Entre os dias 26 e 31 de outubro de 2009, a sétima arte vai invadir Juiz de Fora. O Festival Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades promete trazer muitas obras cinematográficas para a apreciação do público. As mostras competitivas apresentam novos produtores, os projetos tentam envolver ainda mais o público, as estréias de grandes obras chamam a atenção e os debates são fundamentais para o crescimento do cinema em Juiz de Fora. Para falar um pouco mais sobre o evento, o membro da equipe de organização, Aleques Eiterer, conversou com nossa equipe de redação.

Para falar um pouco mais sobre o evento, o membro da equipe de organização, Aleques Eiterer, conversou com nossa equipe de redação. Confira as novidades:



Zine Cultural: Como surgiu o Festival Primeiro Plano? Conte um pouco desta história até os dias de hoje.


Aleques Eiterer: Surgiu da necessidade de suprir Juiz de Fora da carência audiovisual. O cinema brasileiro raramente chegava aqui. Assim, em 2002, criamos o Festival, mas com essa característica de exibir primeiras obras. O que o torna único e o diferencia da grande maioria dos Festivais. De lá para cá, estamos em um caminho de eterno o aprimoramento.

Zine Cultural: Qual a importância de incentivar a produção cinematográfica?

Aleques Eiterer: Imagem é poder e um país com uma cinematografia forte, é um país desenvolvido.

Zine Cultural: Quais as novidades do evento neste ano?

Aleques Eiterer: O formato permanece semelhante ao do ano passado, porém tivemos que reduzir um pouco o tamanho do evento, pois tivemos corte de patrocínio.

Zine Cultural: Assim como no ano passado, o Festival expande as fronteiras do evento para outras cidades do Mercosul. Como isso vai ser realizado e quais os objetivos?
Aleques Eiterer: Por conta desse corte de patrocínio, ainda estamos tentando viablizar a ida do Festival para a Argentina e Uruguay. Já temos locais de exibição fechados, porém precisamos de recursos para levar filmes, legendá-los, etc.

Zine Cultural: O Festival é composto por mostras competitivas, como vai funcionar?

Aleques Eiterer: Temos a Mostra Competitiva Nacional que um júri especialmente convidado vai premiar os filmes nas categorias: Melhor Filme; Direção; Roteiro; Fotografia; Concepção Sonora; Montagem; Direção Arte; Trilha Musical; Ator; Atriz. Na Mostra Competitiva Regional, um júri também convidado vai escolher o melhor curta universitário de Juiz de Fora, que concorre ao Incentivo Primeiro Plano. Esse prêmio garante aos realizadores do curta fazer um novo curta em película. Em ambas as mostras os filmes concorrem também ao Júri Popular.

Zine Cultural: Vocês estão com o projeto Sessão Escola, qual o objetivo de aproximar o cinema do público infantil?

Aleques Eiterer: Um dos objetivos do Festival é a formação de paltéia. Nada mais justo que essa formação comece desde bem cedo, para que as crianças vejam filmes brasileiros e que valorize nossa cultura.

Zine Cultural: Além das mostras, o que mais a programação compreende?

Aleques Eiterer: Temos as pré-estreias de longas, a sessão Mercocidades e a Mostra Audiovisual de Juiz de Fora.

Zine Cultural: Como as pessoas fazem para participar do evento?

Aleques Eiterer: Para assistir aos filmes, é só chegar antes das sessões e retirar os ingressos gratuitamente. Para os debates e o Encontro Audiovisual (MAMM - 30/10 - 15h00) é só comparecer no local. Para a oficina de crítica é necessário se inscrever através www.primeiroplano.art.br

Zine Cultural: Deixe um recado para nossos internautas.

Aleques Eiterer:
Respirar uma semana de cinema é privilégio para poucos, portanto, não percam essa oportunidade única de ver, conversar, pensar, fazer e viver cinema.
(Texto extraído do site http://www.zinecultura.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário